Objetivo: Apresentar as principais diretrizes das coretools AIAG e VDA (APQP, MLA, FMEA, MSA, VDA 5, CEP, PAPP, VDA 2, 8D).
O EQF precisa avaliar se o fornecedor está usando as ferramentas adequadamente para garantir que o projeto atende aos requisitos definidos na entrada e como desdobramento, as características especiais sejam atendidas e monitoradas ao longo da vida série.
As coretools automotivas AIAG e VDA são utilizadas por empresas principalmente durante a fase de desenvolvimento de novos produtos com o intuito de obter produtos que satisfaçam aos requisitos e que tenham menor índice de falhas ao longo do processo de fabricação e fase de uso
Apresentar os diferentes tipos de auditoria para a indústria, suas particularidades, aplicação prática, normas de referência e a mensuração de resultados.
Apresentar os requisitos normativos ligados às atividades desempenhadas pelo EQF junto ao fornecedor no cenário de desenvolvimento de novos produtos e possíveis eventos durante vida série e onde aplicável interação com as coretools.
As montadoras de veículos requerem que seus fornecedores diretos tenham certificação do seu sistema de gestão da qualidade conforme requisitos IATF 16949, porém quando descemos na cadeia, muitas empresas são certificadas apenas ISO 9001. Diante desta situação pode ser requerido a adoção de requisitos específicos automotivos (MAQMSR), além dos requisitos do cliente e coretools.
Público: Profissionais que atuam na área da qualidade e desenvolvimento de fornecedores, em montadoras, sistemistas e subfornecedores da cadeia automotiva que estejam envolvidos com o processo de auditorias, atuando como auditores ou auditados.
Pré-requisito:
- 2º Grau técnico (mínimo);
- Conhecimento básico das ferramentas apresentadas






