Após quase 5 anos com a adoção e utilização do NC CARA pela IATF 16949, embora consolidada e definitiva ainda é possível ver que a gestão de não conformidades recebidas na auditoria ainda permite identificar dúvidas, reclamações, dificuldades de utilização, não compreensão da finalidade desta ferramenta que visa padronizar a documentação das auditorias entre todas as certificadoras.
Em uma roda de discussões 3 (ou mais) empresas certificadas IATF e de diferentes portes debatem sobre a aplicação, uso e dificuldades com a ferramenta NC CARA adotada pela IATF para receber, analisar, responder e comprovar a efetividade das não conformidades de uma auditoria automotiva.
O webinar terá uma etapa introdutória sobre a ferramenta e sua aplicação, seguida do resultado de um levantamento prévio das principais dificuldades e questionamentos no uso após as auditoria e, um debate com profissionais que tiveram a incumbência de utilizar em suas organizações. Dentro deste grupo convidado, ao menos um profissional com experiencia inicial / baixa no uso da aplicação e, outros com média / alto contato nestes últimos 5 anos. Tudo isto com mediação de uma auditor IATF do IQA.
Dentre os temas referentes ao uso da aplicação destaca-se:
– NC CARA é uma aplicação que utiliza o navegador do seu computador, mas não está online;
– A recomendação do uso da metodologia 5 Porquês na estrutura do plano de trabalho;
– Descrever as atividades e/ou fazer upload de toda a análise realizada – qual é caminho correto?
– Em tempos de cyberattack como é protegido as informações inseridas na aplicação?
– Existe uma ferramenta alternativa ao NC CARA que poderíamos utilizar e ser aceito?
– Qual o papel do auditor na validação, aceite e finalização do plano de ação enviado pela empresa auditada?
– Existe verificação por outros profissionais na estrutura de certificação que devem verificar e analisar as informações do NC CARA?
– Os prazos para analise preliminar e fechamento de uma não-conformidade;
– A comunicação através de arquivos criptografados e como fazer a leitura das informações;







