Módulos do Curso
Módulo 1
Disciplina: Os Benefícios da Qualidade
Descrição: Neste módulo, teremos uma visão da importância societal da qualidade através da conceituação da qualidade. O papel do número 1 da qualidade de uma corporação como evangelizador da voz do cliente. Qual deve ser o papel do C-Level em Qualidade quanto aos aspectos ESG – Ambiental, Social e Governança para uma economia que caminha para o conceito circular e de compartilhamento com seus novos modelos de negócio e novos modais de transporte A avaliação da conformidade, bem como a legislação e exigência dos clientes serão abordadas. Também teremos exemplos de como integrar o Data Science para este objetivo.
Módulo 2
Disciplina: Gestão da Tecnologia para a Qualidade
Descrição: Veremos como as tecnologias impactam os negócios e consequentemente, a qualidade no futuro dentro da disruptura e transformação digital com veículos elétricos, híbridos e biocombustível. As ferramentas da qualidade deverão ter um papel muito mais sofisticado no desenho do futuro, uma vez que iniciativas com D e P- FMEA, Seis Sigma, Controle Estatístico do Processo, MASP e Qualidade de Projeto, serão impactados pela Indústria 4.0 e a Inteligência Artificial até chegarmos à Qualidade 4.0 propriamente dita, culminando na Sociedade 5.0.
Módulo 3
Disciplina: Gestão de Pessoas para a Qualidade
Descrição: A qualidade assumirá um papel humano mais amplo desde que a Inteligência Artificial já é uma realidade e, portanto, o ser humano deverá ser ainda mais humano. O ser humano frente a manufatura enxuta com ênfase na melhoria contínua. O que a Inteligência Artificial impactara nossa inteligência emocional para uma melhor liderança e como gerenciaremos novos projetos será objeto deste módulo. Trataremos da sensibilidade do executivo da qualidade quanto aos objetivos de negócios e como gerenciar conflitos.
Descrição Detalhada & Cronograma
Módulo 1 – Gestão da Voz do Cliente Total: 38,5 horas
1 – Benefícios da evangelização pela Voz do Cliente e Avaliação da Conformidade: total de 10,5 horas
Aula 1: Introdução e Conceituação das Definições da Voz da Cliente (3,5 horas)
Aula 2: História da Qualidade e Certificação, Infraestrutura da Qualidade, Inspeção, Ensaios Laboratoriais (3,5 horas)
Aula 3: Legislação e Exigências de Clientes (3,5 horas)
2 – Normas e Especificações: total de 3,5 horas
Aula 4: Melhoria de Qualidade para aumento de Desempenho ISO 9.000 / TS 16.949 (3,5 horas)
3 – ESG na Qualidade – Ambiental (Environmental), social e Governança: total de 24,5 horas
Aula 5: Marcos Regulatórios à atividade empresarial – Ambiental e Social: (3,5 horas)
Aula 6: Gestão de Riscos – de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança: (3,5 horas)
Aula 7: Economia de Compartilhamento (Sharing Economy), Green Economy e Blue Economy (3,5 horas)
Aula 8: Veículos Elétricos, Híbridos e Autônomos (3,5 horas)
Aula 9: Economia Circular, Economia do Carbono Zero, Autonomia, Conceito, Modelos e Práticas - novos modelos de negócio, destacando compartilhamento e novos modais de transporte: (3,5 horas)
Aula 10: Indicadores de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança e Econômica: (3,5 horas)
Aula 11: Data Science aplicada à Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança: (3,5 horas)
Módulo 2 – Gestão da Tecnologia para a Qualidade Total 42,0 horas
4 – Filosofias da Qualidade: total de 24,5 horas
Aula 12: Liderando e Gerenciando no Mundo Seis Sigma (3,5 horas)
Aula 13: Design for Six Sigma e Seis Sigma para Serviços (3,5 horas)
Aula 14: Design Probabilístico (3,5 horas)
Aula 15: Os gurus da Qualidade: W. Edwards Deming / Joseph M. Juran / Armand V. Feigenbaum / Philip B. Crosby / Kaoru Ishikawa / Walter Shewhart / Genichi Taguchi: (3,5 horas)
Aula 16: Ferramentas da Qualidade: D e P-FMEA, função desdobramento da Qualidade, Planejamento Estratégico da Qualidade e Métodos de Solução de Problemas (MASP): (3,5 horas)
Aula 17: Implementação do Controle Estatístico do Processo e a Voz da Cliente: (3,5 horas)
5 – A Indústria 4.0 e suas tecnologias: total de 17,5 horas
Aula 18: Os 9 Pilares da Indústria 4.0: Big data, Data Analytics, Robôs autônomos, Computação em nuvem (3,5 horas)
Aula 19: Internet das coisas na indústria, Simulação, Integração de sistemas, Segurança cibernética, Impressão 3D: (3,5 horas)
Aula 20: Veículos Elétricos e Híbridos, Biocombustível e Autonomia: (3,5 horas)
Aula 21: Digital Transformation & Disruption: (3,5 horas)
Aula 22: Game-Changing Technologies for Business: Machine Learning & Deep Learning: (3,5 horas)
6 – O Futuro da Qualidade – total 3,5 horas
Aula 23: Os 11 pilares da Qualidade 4.0: Data, Analytics, Conectividade, Colaboração e Desenvolvimento de Aplicativos, Escalabilidade, Gerenciamento de Sistemas, Compliance, Cultura, Liderança e Competência: (3,5 horas)
Módulo 3 – Gestão de Pessoas para a Qualidade Total de 38,5 horas
7 – Habilidades Socioemocionais (soft skills): total de 14 horas
Aula 24: Liderando através do Lean Manufacturing com foco na melhoria contínua: (3,5 horas)
Aula 25: Liderança e Colaboração: (3,5 horas)
Aula 26: Cultura, Competências e Compliance: (3,5 horas)
Aula 27: Conflitos de Interesse envolvendo a Qualidade (3,5 horas)
Aula 28: O Executivo de Qualidade sensível ao Mundo dos Negócios (3,5 horas)
8 – Gerenciamento de Projetos: total de 14 horas
Aula 29: Processos de Gerenciamento: (3,5 horas)
Aula 30: Gestão de Risco e Gestão de tempo: (3,5 horas)
Aula 31: Qualidade e o Mundo dos Negócios: (3,5 horas)
Aula 32: Definição de Sucesso de um Projeto: (3,5 horas)
9 – Scrum & Gestão Ágil: total de 7 horas
Aula 33: Conceito de Pensamento Ágil, Papeis e Scrum: (3,5 horas)
Aula 34: Eficiência de Equipe e a Sociedade 5.0 (3,5 horas)